1

Jogo do balão - parte 2

Posted by Eduardo Brito on 12:50
Para quem perdeu a primeira parte aqui está: 1° parte
Bem, vamos continuar:
1. Agora precisamos criar um limite para o balão, quando ele colidir com o muro ele volta para seu ponto de inicio, agora crie retângulos que formem o quadro do tamanho do documento e alguns obstáculos no meio, +ou –assim:

Image and video hosting by TinyPic

2. Selecione todos os retângulos segurando “Shift” e pressione F8 converta os retângulos em movie clip, coloque seu de “wall” (sem aspas)

3. Na action da aula passada já foi adicionado o detector de colisões, então seu jogo esta pronto!
Obrigado e até a próxima!

para ver o resultado click AQUI

0

Tutorial: Jogo de balão

Posted by Eduardo Brito on 05:22
Smário:olá gente!, neste tutorial ensinarei passo-a-passo com se cria um jogo de balão, este jogo é diferente de outros jogos de balão, esse vc terá uma mangueira soltando vento, e o balão sobe, agora chega de papo, e vamos lá:

01- Crie um novo documento em flash e selecione actionscript 2.0

Image and video hosting by TinyPic

02-Agora crie um balão, ou um simples circulo

Image and video hosting by TinyPic

03-agora crie um funil parecido com este

Image and video hosting by TinyPic

04-depois de ter desenhado os dois, converta o balão em movie clip (F+8) e o nomeie de "balão", e depois do blão transforme o funil tabém, e coloque o nome de funil.

Image and video hosting by TinyPic

05- Clique no mivie clip "balão", na janela properties encontre o lugar onde se encontra "", clique lá e coloque o nome de "ball" (sem aspas).

06.faça o mesmo com o funil, só que no coloque "arrow" (sem aspas).

07. e coloque o seguinte código na 1° frame do timeline




//http://www.emanueleferonato.com
_root.attachMovie("ball", "ball", _root.getNextHighestDepth(), {_x:50, _y:50});
_root.attachMovie("wall", "wall", _root.getNextHighestDepth(), {_x:240, _y:200});
_root.attachMovie("arrow", "arrow", _root.getNextHighestDepth());
moving = false;
gravity = 0.01;
xspeed = 0;
yspeed = 0;
precision = 24;
radius = 15;
Mouse.hide();
arrow.onEnterFrame = function() {
this._x = _xmouse;
this._y = _ymouse;
dist_x = ball._x-this._x;
dist_y = ball._y-this._y;
total_dist = Math.sqrt(dist_x*dist_x+dist_y*dist_y);
if (total_dist>300) {
total_dist = 300;
}
total_dist = (300-total_dist)/500;
angle = Math.atan2(dist_y, dist_x);
this._rotation = angle*57.2957795;
};
ball.onEnterFrame = function() {
if (moving) {
dir = arrow._rotation;
xspeed += total_dist*Math.cos(dir*0.0174532925);
yspeed += total_dist*Math.sin(dir*0.0174532925);
}
yspeed += gravity;
this._x += xspeed;
this._y += yspeed;
xspeed *= 0.99;
yspeed *= 0.99;
for (x=1; x spot_x = this._x+radius*Math.sin(x*360/precision*0.0174532925);
spot_y = this._y-radius*Math.cos(x*360/precision*0.0174532925);
if (wall.hitTest(spot_x, spot_y, true)) {
xspeed = 0;
yspeed = 0;
this._x = 50;
this._y = 50;
}
}
};
_root.onMouseDown = function() {
moving = true;
};
_root.onMouseUp = function() {
moving = false;
};



08. aguardem a parte 2 que é a criação do muro mas por enquanto já da pra se divertir com ele!
Até a próxima!
fonte: http://www.emanueleferonato.com

Copyright © 2009 .:EBL Design:. All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates